Carnaval e Temporal

“Vai chover segunda-feira”. Era sempre assim, em todos os carnavais, ele escolhia um dia para arriscar o bolão da chuva. Carnaval é época profana, a chuva vem para lavar a alma. Temporal. Harmonia.

Em cada ano um lugar diferente. Ladeiras de Olinda, ruas do Rio, blocos de Salvador, recantos de Ouro Preto, silêncio do interior num sítio. O carnaval era vivido de várias formas e plenitudes, sempre com o intuito de alegria e renovação. Enredo.

Rodeado pelos amigos e pela família, foi crescendo sempre com sua paixão pelo carnaval. No batuque de um samba, no baque virado, na levada do axé, atrás do cordão, estava sempre lá. A história dos carnavais que viveu foram sempre um resumo da sua vida. Alegorias.

Herdou este amor de seus pais, passou essa paixão aos seus filhos. Velha e nova guarda unidas nos momentos de confraternização e de desventuras. Nunca atravessou o samba da cumplicidade e da parceria. Evolução.

Cada álbum de retratos folheados, em qualquer tempo, continham as fantasias e as rugas dele, de quem ja tinha ido, de quem estava crescendo. Um panorama detalhado de todos, juntos ou separados. Conjunto.

Fez questão de passar este amor aos filhos e logo em seguida aos netos, para que as flores do carnaval crescessem em todos eles. E sempre, sempre havia um bolão sobre em que dia choveria. Em meio aos sorrisos, ele sempre acertava. Mestre-sala.

Em mais um carnaval, disse: “Vai chover na terça-feira”. Naquela manhã de terça não choveu, mas ele acordou estranho. Sentiu-se mal. Desmaiou. Não acordou mais. Enfarto fulminante. Foi enterrado na quarta-feira de cinzas. Os familiares cantavam baixinho seu samba-enredo preferido. E caiu um temporal.

Anúncios

Agora pare: Escreva um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s