Príncipes e Baobás

Ser humano. Expressão que embute um sem número de formas e significados. A verdade é que todo ser humano quer ser especial, diferente e único. Todos querem ser Pequenos Príncipes, e transformar seu mundo no asteróide B-612. Ao fim de cada dia, rotular seus desafetos como baobás terríveis. “O baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes.” Será?

No mundo cada vez mais antissocial [maldita reforma ortográfica], tudo que se quer é parecer cada vez mais social, fazer cada vez mais média e sorrir cada vez mais amarelo. O importante não é ser, é parecer. O prisma do olhar alheio se torna mais relevante do que o próprio prisma. “A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar…”

Como se a Terra fosse um pequeno asteróide, todos tentam ser líderes de si mesmos, andando em círculos [mas é de se duvidar que Thomas Mann ficaria orgulhoso com tal constatação]. Tudo para que sejam olhados no espelho da sociedade como príncipes, exemplos, bússolas. Para que tenham platéias e amigos – imaginários ou não – que concordem com tudo. “Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram.”

No fim da história, todos irão perceber que o mundo, embora pareça pequeno, é enorme; que todos podem coexistir; que ninguém é príncipe, todos são baobás para alguém: fortes, espaçosos e cujos defeitos aos olhos dos outros podem ser vistos como ameaças, enquanto as qualidades são esquecidas. E só se vive de uma maneira, transformando seu caminho em seu próprio planeta. “Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso.”

______________

Com fragmentos de “O Pequeno Príncipe” [P.S.:Baobás são das árvores mais fantásticas que existem]

Anúncios

Agora pare: Escreva um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s