O Quarto Pecado

Em um mundo que as virtudes cada vez mais são valorizadas – até mesmo forjadas às vezes – o ser humano demonstra o quanto é hipócrita ao tentar esconder os seus defeitos. Somos pecadores por excelência, não nos definimos pelos bons traços, mas sim pela maneira como lidamos com nossos demônios.

Cada um de nós é um poço de pecados. Capitais, afluentes, aldeões, pecados; Intransitivos e transitivos, diretos e indiretos, pecados;mares, praias, cabos, baías, golfos, oceanos e penínsulas de pecados.

Somos uma ilha de defeitos cercada por mais defeitos de todos os lados, onde virtudes são como ursos pandas lutando para sobreviver comendo brotos de bambu. Neste começo do ano, nada mais justo do que fazer uma ode ao quarto pecado, a preguiça.

A preguiça que, como uma música do Só Pra Contrariar, toma conta de todo o seu ser, que cresce em progressão geométrica à medida que as resoluções de ano novo são criadas, em progressão aritmética. Tudo que se quer é o sublime momento de fazer nada. A plenitude do ócio.

Naqueles poucos dias entre o fim de um ano velho e o começo de um novo, onde tudo é repensado, onde se dá uma chance para a amabilidade, onde as esperanças e o sono são renovados, é preciso valorizar a arte de coçar o saco.

E quando o nirvana está prestes a ser alcançado, a realidade bate à porta do destino, como um nêmesis, e voltamos ao trabalho, levando a preguiça nas costas tal e qual um filhote de coala, lamentando e praguejando não poder dormir mais uma hora ou viver mais um dia sem fazer nada.

Aí, abandonamos o quarto pecado ao léu, vivenciando todos os outros e rezando para que mais um fim de ano chegue. Quando finalmente poderemos declarar novas resoluções, abrir os braços para um temperamento mais afável e reencontrar a companhia de sempre, o quarto pecado, a preguiça. De preferência no quarto.

Anúncios

Agora pare: Escreva um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s