Funghi

“Sério, ele faz um risoto de funghi muito bom”. Assim, numa roda de amigos, falando besteira e comendo bobagens, fomos apresentados, através dessa frase esdrúxula. Daqueles caras da melhor qualidade, de sorriso franco e filigranas, como toda pessoa bacana deve ser.

Naquelas horas conversamos sobre muitos assuntos. Desde o subúrbio do Rio de Janeiro até a quantidade de acordes de “Sapato Velho” [que, aliás, tem acorde pra cacete]. Entre copos de cerveja e vodka, entre várias almas boas, um bom papo que ajudava a desanuviar as dificuldades.

A solidão é dos demônios mais intolerantes. Se sentir só e isolado em meio às pessoas é tortura auto-imune. Sair desse purgatório exige força de vontade e almas boas rodeando. Nem sempre é possível, mas graças a gente como ele, foi.

Recém-chegado ao Recife, era legal ver um conterrâneo na mesma roda. Cariocas têm clara dificuldade de adaptação a qualquer lugar, sempre se exilam e se encarceram em si mesmos. Toda ajuda é bem vinda para sair da casca.

Não ficamos amigos. Após aquele dia, o revi mais duas ou três vezes, sempre com o sorriso franco. Havia uma empatia natural, pessoa muito bacana, alma boa. Voltou para o Rio depois da última vez em que nos encontramos. Como todo carioca, combinamos de marcar a próxima. Como todo carioca, a próxima não ocorreu, posto que não foi espontânea.

Dia desses, ao lembrar dele com carinho, soube que morreu. Em casa, sozinho, de forma fulminante. Provavelmente não sofreu. Justo. Alguém com aquela alegria merece uma passagem sem traumas. Só soube tempos depois. A tristeza foi imensa, não só minha, mas dos amigos todos.

Não fomos amigos, mas gostaria muito de ter sido. A gratidão permanece. E talvez ele nunca tenha sabido disso. Mas sempre lembrarei desse cara gente fina. E em algum lugar, alguém vai falar que ele faz um risoto de funghi muito bom. E ele vai soltar uma gargalhada.

Anúncios

Agora pare: Escreva um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s