Olhares e Murmúrios

Era uma situação absolutamente imprevisível de se encontrarem. Pensando bem, não era não. Uma festa, conhecidos em comum, era até bem plausível o encontro. Em meio a tantos abraços efusivos e reencontros, seus olhares se cruzaram.

Se conheciam há tempos. O suficiente para travarem um diálogo sem falar, apenas mirando um ao outro. Chiaroscuro, pupilas dilatadas e retraídas. Um balé imperceptível. O barulho do todo, o silêncio recíproco.

– Oi
– Oi
– Quanto tempo…
– …
– Queria tanto te dar um abraço
– …
– Tenho pensado tanto na amizade que tínhamos, em tudo que representou, nas coisas que vivemos juntos. Como sorri e como chorei perto de você.
– …
– Me desculpe
– Não
– Me perdoe, eu não queria dizer o que eu disse.
– Não
– Sei que eu fui injusta, que me afastei, que virei as costas em um momento importante.
– Isso me poupa de dizer bastante coisa.
– Fui ingrata, não devia ter sido assim. E além de tudo, fui arrogante, como nunca tinha sido. Sei que te decepcionei. Decepcionei a mim mesma também.
– Este não é um problema meu. Não posso lidar com suas culpas.
– Nossa amizade viveu tantos momentos bons, tantos momentos de companheirismo, nós fomos tão ligados…
– E você jogou fora.
– Você não sente falta?
– Nos primeiros dias, senti muita falta. Depois da primeira semana, bem menos. Atualmente, nem lembro do que ocorreu.
– Você me matou dentro de você?
– Quando há uma morte de alguém querido, depois do luto e da dor, ainda resta saudade. No seu caso, não restou nada. Pulverizei você da minha vida. No cemitério de relacionamentos que habita meu coração, você não tem túmulo.
– Não tenho mais o que pensar.
– Não pense. Siga seu rumo.
– Tchau.
– Adeus.
– Espero te ver de novo.
– Eu não.

Em menos de trinta segundos, a troca de olhares tinha resumido e traduzido uma conversa há tempos pendente, agora desnecessária. Aproveitaram o fuzuê, trocaram alguns murmúrios, fingiram cordialidade, foram para lados opostos. Até o resto da vida.

Agora pare: Escreva um comentário

