Bicicleta

– Eu não sei andar de bicicleta.
– Tá na hora de aprender, uai.
– Tenho receio.
– Medo?
– É. Medo.
– Mas por que? Você tem muito pouca idade pra ter medo.
– Nem tanto. Mas realmente é um medo infundado.
– Então, vamos seguir em frente. Vou te ensinar a andar de bicicleta.
– Hum. Vamos ver.
– A gente não pode ter medo do bicho até enxergar o tamanho dele, certo? Não é uma das grandes lições da vida?
– Sim. É. Essa é inesquecível, hein?
– Ô.
– Mas eu topo o desafio.
– Oba. Vamos nessa! Esse papo me deixou com uma dúvida.
– Fala.
– Você, com essa idade, tem medo de morrer?
– Sim. Tenho.
– Por que?
– Porque não é minha hora, porque tenho muito a fazer por aqui.
– Você acha que existe céu, inferno, essas coisas?
– Eu acho que deve ter um lugar muito legal, com uma praia muito bonita, onde não exista hora de acordar.
– Nem de dormir.
– Nem de dormir.
– Gostei dessa visão, vou pensar por esse lado, que deve ser um lugar muito legal onde as pessoas ficam bem e não sentem dor.
– Isso.
– Mas as pessoas envelhecem, como deve ser lá? Que cara elas vão ter?
– O rosto que você quiser que elas tenham. Afinal, a gente enxerga as pessoas do jeito que quisermos.
– É verdade…

* * *

– Será que a gente vai encontrar as pessoas que se foram um dia?
– Talvez, quem garante?
– Lembra que o bisavô deixou crescer o bigode antes de morrer?
– Lembro. Ele era ateu, caso encontrasse Jesus, queria estar disfarçado. É uma boa tática, convenhamos.
– É.
– E vovó que morreu com sorriso no rosto, querendo descansar e encontrar vovô.
– É. Essa te doeu, né?
– Ô…
– Dói até hoje.
– A dor vira saudade. A maior forma de homenagear quem já foi é seguir em frente.
– Seguir em frente é sempre importante.
– Bicicleta é bom pra seguir em frente… [ri]
– É mesmo. [ri junto]

* * *

– E a bicicleta,cadê?
– Tá ali. Vamos, pai, vou te ensinar a andar de bicicleta. Enquanto isso, você me ensina outras coisas.
– No fim das contas, filha, os tombos são os mesmos. Alguns doem mais do que outros, mas todos saram. Vamos andar de bicicleta.

4 opiniões sobre “Bicicleta

  1. Pingback: O Evento | Cotidiano e Outras Drogas

  2. Pingback: Cabelo Rosa | Cotidiano e Outras Drogas

  3. Pingback: A Viagem | Cotidiano e Outras Drogas

Agora pare: Escreva um comentário

