O Homem Sábio

Como diversas vezes nos últimos tempos, eles se encontraram à noite. O homem angustiado e o homem sábio. Quando se olham, há uma troca de energia imediata, como se um fosse a fonte do outro, e talvez sejam mesmo. Um sorriso escancarado entre os dois é a senha para uma série de perguntas tão silenciosas quanto as respostas.

Cheio de aflição, o homem angustiado pergunta das perdas, da tristeza, da vida. Pensativo, enumera os estágios do luto e vê que está em pleno renascimento, embora não saiba em qual estágio do luto de si mesmo está. O homem sábio boceja, assente com a cabeça, enquanto sorve seu líquido.

O olhar profundo do homem sábio invade o homem angustiado e o inunda de ternura. Estabelecendo uma conexão, começa a demonstrar àquele pobre o quanto o espírito necessita se elevar, o quanto é necessário ser otimista, manter o copo cheio, mesmo que ele pareça ter inúmeros furos.

Murmura alguma coisa que pareceria ininteligível aos ouvidos não treinados de quem pudesse os ouvir, mas que é percebido claramente pelo homem eivado de angústia. Ambos sorriem.

Mudam de assunto. Começam a falar amenidades, da vida. Neste momento, o homem angustiado e o homem sábio parecem se tornar um só. Os olhos deles se chocam intensamente. Chiaroscuro, não se sabe quem é o eclipse de quem, tamanha a unidade.

Duas crianças. São duas crianças ali, falando sobre nada, fazendo tudo. É o momento onde a tormenta vira paz e a paz, o que é a paz se não a soma de todos os medos, florescendo em virtude?

Conversam mais um pouco, o homem angustiado tem mais uma pá de confissões a fazer, mas se permite silenciar, mais aliviado. Ainda olha terna e respeitosamente para o homem sábio, inquirindo como ele consegue ser tão tranquilo. O homem sábio, do alto da serenidade dos seus cinco meses, se enrola em seu manto, solta um suspiro e dorme, feliz.

Boa noite.

Anúncios

2 opiniões sobre “O Homem Sábio

Agora pare: Escreva um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s