Penumbra

– Por que?
[silêncio]
– Me diga por que?
– Não sei o porquê.
– Ninguém sabe. E é muito ruim quando não se tem respostas.
– Só queria entender. Eu não consigo entender. E é muito ruim quando não se entende.
– Há coisas que estão além de nossa compreensão.
– Parece papo de auto-ajuda.
– Talvez seja. Mas, infelizmente, é verdade. Até a própria verdade, aliás, muda de acordo com nossa percepção e conveniência.
– Não é justo.
– Não, não é.
– Nem merecido.
– Há coisas que nem o pior dos inimigos merecem. Há lágrimas que não deveriam ser choradas.
– Já está de madrugada, faz quanto tempo que estamos aqui?
– Não sei. Mas é bastante tempo.
– Parece interminável. Quando o sol vai nascer?
– Ele sempre renasce. Tenha paciência.
– Paciência?! Sempre pedem paciência, calma, que tudo passa. Mas ninguém responde meus questionamentos. Ninguém me diz o porquê? Tudo que recebo de volta é consternação e silêncio. Passa a impressão de que todo mundo tem pena de mim.
– Ninguém tem pena, apenas respeitam seu momento.
[…]
– É preciso entender que as reações nunca são iguais. Nem o tempo. Nem o luto. Nem a luta.
– Então quem pode entender minha dor?
– Todos podem entendê-la. Ninguém pode senti-la. Não na mesma intensidade.
– O que eu devo fazer?
– Não sei.
– Me dê uma opinião.
– Sinceramente eu não sei.
– Eu que não sei porque estou conversando aqui com você, já que você não tem nada pra me dizer.
– Eu tenho apenas três esperanças e uma certeza.
– Diga.
– Não sei se você vai querer ouvir.
– Diga, porra. Eu quero ouvir.
– A esperança de que a dor vire saudade, a esperança que a ferida cicatrize e a esperança de que o sorriso amanheça do seu pranto.
– E a certeza?
– A certeza de que o deus que devasta também é o deus que cura.

Uma opinião sobre “Penumbra

Agora pare: Escreva um comentário

