Saturno

Quando criança ele gostava de olhar o céu. E dos livros que falavam do céu. Astronomia. Nunca quis decorar o nome das estrelas. Aliás, só sabia reconhecer o Cruzeiro do Sul. O seu negócio era ver os planetas. Júpiter, Marte, Netuno, Urano, Mercúrio e, principalmente, Saturno.

Ele gostava deles, tinha fascínio. Ficou um tanto quanto frustrado quando descobriu que eram necessários milhares de anos para se chegar a um deles. E que não havia tecnologia que fizesse um ser humano chegar lá, quanto mais sobreviver. A tristeza aumentou quando viu na TV que Vênus estaria visível a olho nu. Quando finalmente o localizou, parecia uma estrelinha. “Estrelinha”, bufou, antes de fechar a cara.

Envelhecendo, quis comprar uma luneta, mas o dinheiro nunca dava. A vida sempre o atropelava com prioridades. A demência do cotidiano e seus arroubos, que impedem coisas aparentemente simples. Nunca é fácil viver, e às vezes é muito difícil sonhar. Sonho não é pra qualquer um, ainda mais quando diz respeito a algo importante, mesmo que pareça bobo. Muitas vezes, sonhar é um ato de coragem. Ele não desistia, queria ver Saturno.

Certa vez, houve um evento no planetário. Pra ver Saturno, só de madrugada. Mesmo assim, foi uma festa. Muita gente. Com telescópio bom. Coisa fina. Ele foi, enfrentou fila, e quando finalmente chegou sua hora, pra lá das três da manhã, o tempo ficou encoberto. E não conseguiu ver o planeta. Cabisbaixo, foi embora mais uma vez frustrado.

Ainda hoje ele se pega pensando em Saturno. Nos anéis. Essas coisas de criança. Por mais que, às vezes, o entristeça, ele não desiste de sonhar. Poderia se conformar, deixar pra lá, afinal o planeta está tão longe do seu alcance… mas, sempre se lembra dos tempos de guri, do sorriso solto, do peito aberto. Afinal, muitas vezes, sonhar é um ato de coragem.

Anúncios

Uma opinião sobre “Saturno

Agora pare: Escreva um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s