Freundschaften

Não há regra escrita ou verbal sobre como nascem as amizades. Na verdade, pela raridade da situação, nem deve existir qualquer regulamento mesmo. Amigo é algo raro, que merece liturgia e deferência, mesmo sendo informal. É motivo de celebração e brinde, na boa e na ruim, porque não existe meio-amigo.

Normalmente é algo tão intenso que não lembra como se começa uma amizade. Não há aquele momento-chave, ignição, coisa do tipo. Há, sim, a lembrança da data, mas não de quando os laços se estreitam a ponto de construir uma relação de confiança. Brodagem, parceria, camaradagem, companheirismo. Das poucas coisas da vida tão boas quanto sexo, carnaval e água gelada.

Embora algumas pessoas, por tristeza, opção ou paranoia, prefiram os imaginários, fazer amigos é algo muito bom e saudável. Não há medidor de quantidade, mas de qualidade; ter muitos amigos, de diferentes níveis, ter poucos, ter um. Cada um sabe o que basta e o que serve na sua trajetória de vida, mas, como diz o pianista gênio praiano, é impossível ser feliz sozinho.

É sentimento correspondido e correspondência que parte de qualquer lugar. Pina, Pompéia, Laranjeiras, Olinda, na Santa Cecília, em São Bernardo, no Santo Amaro, em Ramos, Casa Verde, Barcelona, Lisboa, Montevidéu, Madalena, nas Vilas Leopoldina, Velha, Mariana, Kosmos, do Alto de Pinheiros ou da Cidade Baixa, de Paris – tuba ou não – e de onde mais vier; que senta e toma parte em mesa de bar, seja baran, real, pavão azul, batidão, tribunal. Que se entende nas palavras cantadas e faladas alto, ou que gritam em silêncio. Porque é assim que é. Sem explicar.

No sorriso de uma criança que acabou de nascer ou na lágrima de um caixão que acaba de fechar, na ampulheta que se move ao sabor do tempo, nos grãos de areia, nossa vida ao sabor do vento. Nas tristezas e alegrias. Na boa e na ruim. Porque não existe meio-amigo.

Anúncios

2 opiniões sobre “Freundschaften

Agora pare: Escreva um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s