A gente se acostuma

“A gente se acostuma”. Esta é uma frase dita de forma vulgar várias vezes durante a vida. Vamos nos acostumando com tudo, deixando as coisas passarem no ritmo incessante do relógio do tempo.

A gente se acostuma com o nascer do sol dos dias de primavera e com o por do sol dos dias de verão, com os mergulhos em praias paradisíacas e trilhas na montanha desafiadora, com o barulho da chuva que conforta e relaxa e com o vento gostoso no nosso rosto, até tudo virar saudade.

A gente se acostuma com os grandes amores e os desamores, os afetos e desafetos, os amigos que se perdem na beira do caminho, os que não eram tão amigos assim, com o perdão e o orgulho, com os sim e os não, com os sorrisos mais bonitos e as lágrimas mais doídas, até qeu tudo vire nostalgia, arrependimento ou um álbum de retratos.

A gente se acostuma com as pequenas vitórias a ponto de não comemorá-las mais, com um sorriso amarelo por mais uma meta batida, e com as grandes derrotas, aquelas que nos derrubam com violência, até pensar simplesmente que a tempestade vai passar e que a noite não dura para sempre.

A gente se acostuma com as quedas e os golpes da vida: o martelo cruzado, o rabo de arraia, o ippon, o yuko, o wazari e até mesmo o koka, que não existe mais no judô. Tomba, lambe as feridas, sacode a poeira.

Mas a gente nunca se acostuma a levantar. Cada vez que se levanta é uma cicatriz diferente. Algumas perfeitas, outras com pus, mas que ficam marcadas na alma como tatuagem e viram troféus ou traumas, quando não são os dois ao mesmo tempo.

E aí, quando a gente se acostuma a viver no automático, a ter mais preocupação do que esperança, mais tristeza do que alegria, porque não reconhece os momentos felizes, a gente lembra que não se acostuma a se acostumar. È neste momento que a gente deixa de duvidar da gente. E volta a lutar.

Anúncios

Agora pare: Escreva um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s