Invasões Bárbaras

Autoconhecimento. A palavra é linda; o significado, espinhoso. A viagem dentro de si mesmo reserva surpresas desagradáveis e descobertas que de tão óbvias dão todo um novo sentido à vida. Não existem atalhos, só caminhos, descaminhos e, às vezes, alguns calvários íntimos.

É como se deixássemos de dançar o dramático tango de compassos marcados e melodias lamuriosas para se aventurar em um samba descompassado, onde o improviso é de extrema valia para fugir da coreografia do desânimo. É encarar de frente os piores demônios que nada mais são que os reflexos do espelho.

E o medo, claro, o medo maior é o espelho se quebrar, como na melodia famosa do menestrel. É se desconhecer no processo de reconhecimento, provar o fel do arrependimento, desconstruir certezas, reafirmar dúvidas e encontrar a zona de desconforto para elevar o espírito, como um faquir.

Se desarmar do suicídio diário da personalidade e matar o que te mata: a angústia, o sofrimento, a ansiedade. É deixar autocomiseração de lado e desafiar os limites da indulgência e da culpa, que são inúteis. É sacudir a poeira debaixo do tapete e limpar a casa da alma para receber alguém.

Autoconhecimento. A palavra é bonita; o significado, cruel. A água mole do aprendizado na pedra dura do orgulho. É se achar depois de cansar de se perder. Construir na destruição e destruir as estruturas podres. A invasão bárbara de si mesmo.

Anúncios

Uma opinião sobre “Invasões Bárbaras

  1. Uau! Descreveste com certeza o processo de individuação (Jung), mesmo sem saber do que eu estou falando… Agora, certeza também que o fez com tanta poesia que faz com que a dor sentida nesse autoconhecimento já sinta o quanto será revigorante!
    Se eu fosse uma psicologia colocaria num quadro para que todos lessem!
    Parabéns!

    Curtir

Agora pare: Escreva um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s